listbox

Dálmata

  • Nome da raça: Dálmata
    Classificação: GR. 6 Secção 3 (Raças semelhantes)
    Nome de origem: Dálmata
    Tamanho: Mediano
    Outros nomes: Dálmata, Dalmatinski pas.
  • Altura ao garrote machos:

    De 56 a 62 cm

    Peso machos:

    Aprox. 25 kg
  • Altura ao garrote fêmeas:

    De 54 a 60 cm

    Peso fêmeas:

    Aprox. 23 kg
  • País de origem:

    Bacia central do Mediterrâneo
Imagem doDálmata

Características físicas

Comprida. Crânio achatado. Depressão nasal frontal (Stop) bem definida. Focinho longo, poderoso, não pontiagudo. Mandíbulas poderosas. Lábios apertados, não flutuantes.
Áreas do cão
De dimensão média, separados, redondos. Escuros em cães com manchas de tom pardo médio, podem também ser cor de âmbar nos de manchas cor de fígado.
Áreas do cão
De inserção alta, tamanho médio e com pontas arredondadas, as orelhas são apoiadas nos lados da cabeça. São magras, de textura fina, com numerosas manchas arredondadas em forma de moeda.
Áreas do cão
Silhueta quadrada. Pescoço de comprimento moderado, bem torneado, sem barbela. Peito alto, amplo. Costelas bem arqueadas. Garrote bem definido. Ombro potente, direito. Lombo muito musculado e ligeiramente encurvado.
Áreas do cão
Musculados, de estrutura óssea sólida. Patas redondas e firmes. Almofadas duras.
Áreas do cão
Curto, brilhante, duro e denso em todo o corpo.
Áreas do cão
Grossa na base, afinando gradualmente. Deve ter uma ligeira curva para cima, mas nunca enroscada.
Áreas do cão
A cor de fundo é branco puro e é assim que nascem, completamente brancos. As manchas aparecem pouco tempo depois e podem ser de duas cores, pretas ou castanhas (também chamada cor de fígado). De acordo com o estalão atual, as manchas devem ser simétricas, estar presentes em todo o corpo e ser claramente definidas, sem se misturarem com a base branca. De preferência, o tamanho das manchas deve ser uniforme, com um diâmetro de 2 a 3 cm, se bem que na variedade castanha as manchas sejam um pouco menores, com 2 cm.

A manchas na cabeça e nos extremidades devem ser proporcionalmente mais pequenas do que no resto do corpo e da cauda, onde nem sempre aparecem, se bem que seja desejável que também seja malhada.

Pelo contrário, não se deseja a presença de salpicado no corpo (manchas muito pequenas e numerosas) , que é penalizada nas exposições. Também não se aprecia que as manchas se misturem entre si, ou seja, que formem grandes manchas, e muito menos que haja manchas tão grandes que abranjam zonas completas.
Áreas do cão

Informação geral

Fotos