Os gatos que tinham medo de pepinos

Temos a certeza de que foi um daqueles utilizadores que tiveram a oportunidade de ver alguns vídeos virais de gatos cujos donos colocam por trás deles, sem que se apercebam, um pepino, a que os protagonistas involuntários desses vídeos reagem de mil maneiras diferentes.

Na sua grande maioria, estas surpreendentes maneiras de reagir são devidas ao sobressalto que é para o gato encontrar um “objeto” desconhecido atrás dele, que não sabe como ali apareceu.

Na verdade, a reação de sobressalto é totalmente natural, embora nem todos os gatos se assustem perante situações semelhantes, e não tem grande importância. Seria como se estivéssemos calmamente a fazer uma coisa e alguém se colocasse atrás de nós sem darmos por isso; claro que, ao percebermos a sua presença o normal é que nos sobressaltemos, sendo até possível que deixemos escapar algum grito de susto ou tenhamos a sensação de “nos sair o coração pela boca”.

Precisamente por este motivo, o que perguntamos é se é inócuo assustar o gato desta forma, especialmente considerando o quanto o gato é sensível ao stress.

Acha que isto é divertido para o gato ou, pelo contrário, que lhe causa um mal-estar que pode prejudicá-lo?

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *