Leite materno para os cachorros

Leche maternizada para cachorros

Quando temos que alimentar um cachorro com biberão, é fundamental que o leite seja o adequado. Se não o for, podemos provocar deficiências nutricionais e perturbações digestivas.

Em muitos casos é dado aos cachorros o leite que habitualmente bebemos, isto é, leite de vaca. No entanto, é importante saber que a composição do leite varia muito conforme a espécie. Assim, se compararmos o leite de vaca com o da cadela, verifica-se que o primeiro contém uma quantidade muito menor de gorduras e proteínas, bem como de cálcio, fósforo e outros minerais. Além disso, o seu teor de lactose, que é difícil de digerir pelo cachorro, é muito maior.

Isto significa que se dermos leite de vaca a um cachorro, a ingestão de energia e dos nutrientes será muito menor daquela que é necessária, podendo originar perturbações no crescimento. Além disso, devido à sua elevada lactose, pode causar problemas digestivos e diarreia.

Por isso, quando não existir a possibilidade de dar leite materno a um cachorro, que é o ideal, é necessário dar-lhe um leite materno adaptado.