A importância do colostro

La importancia del calostro

O colostro é o primeiro alimento que um cachorro recebe da sua mãe e desempenha um papel fundamental nas defesas do recém-nascido.

O sistema imunitário do cachorro ainda é muito frágil, quando este nasce, não conseguindo dar uma resposta eficaz perante os agentes infeciosos externos. Alguns anticorpos são passados da mãe para o feto através da placenta em algumas espécies. Contudo, no caso do cão, o tipo de placenta não permite esta transferência. Porém, esta é feita através da amamentação, sendo importante que o cachorro se alimente do colostro, para poder reforçar as suas defesas.

O colostro só é produzido pela cadela durante as primeiras 24 a 72 horas após o parto, protegendo os cachorros dos germes do ambiente em seu redor e das doenças contra as quais a cadela foi vacinada regulamente.

Assim como os cachorros só poderão absorver os anticorpos durante as primeiras 15 a 36 horas após o nascimento. Nesta fase, existem muito poucas enzimas no intestino para poderem absorvê-los, sendo que a parede intestinal permite que os anticorpos passem diretamente para o sangue. Em seguida, este processo termina e os anticorpos oferecem apenas imunidade local.