listbox

Sphynx

  • Nome da raça: Sphynx
    Classificação: Grupo pelo curto
    Outros nomes: Canadian Hairless, Esfinge
  • Peso machos: De 4 a 5 kg
  • Peso fêmeas: De 3 a 4 kg
  • País de origem: Canadá
SphynxImagem do

Características físicas

De tamanho mediano, angulosa e levemente triangular, é mais comprida do que larga. A testa é achatada; os pómulos, proeminentes; o nariz, curto, sem afundamento pronunciado à altura dos olhos (“stop”). O focinho é sumamente arredondado, largo e curto, com o queixo firme. Deve apresentar uma fenda pronunciada na união do focinho com as bochechas, conhecida como “pinch”.
Normalmente, não apresenta bigodes, mas se os tiver são curtos e dispersos.
Áreas do gato
Grandes, muito separados, em forma de limão e com o ângulo superior na direção da orelha. A cor depende da que tenha na “pelagem”, mas não é relevante quando são avaliados nas exposições. Os gatos brancos (apesar de, na realidade, parecerem cor de rosa porque a pele não tem pigmentação) podem ter os olhos azuis, verdes, acobreados ou âmbares, mas também díspares (um azul e o outro de uma cor diferente).
Áreas do gato
Muito grandes e com a base muito larga. O interior está completamente sem pelos, mas admite-se uma penugem ligeira na parte de trás.
Áreas do gato
De tamanho médio, o peito é muito largo, em forma de barril, com o abdómen redondo (a pele está pendurada) e o lombo é forte. Apesar da estrutura óssea ser bastante fina, tem uma boa musculatura e é, por isso, um gato forte.
Áreas do gato
As patas são proporcionais ao resto do corpo, motivo pelo qual não são nem demasiado compridas, nem demasiado curtas. No entanto, as traseiras são um pouco mais compridas do que as dianteiras e estas mostram um leve arqueamento. A estrutura óssea é media e complementada com uma musculatura firme e bem desenvolvida. As patas são de tamanho médio e ovaladas, porque têm os dedos compridos.
Áreas do gato
De comprimento médio, lembra a cauda de uma rata ou de um chicote. Geralmente é fina, apesar de ser um pouco mais larga na base.
Áreas do gato
Parece que a pele não tem pelos, mas não é assim, pois possui uma penugem muito fina pelo corpo inteiro. Também pode ter pelo na cara, nas patas, na cauda e nos testículos. A pele tem uma textura parecida à camurça e destaca-se o facto de ser enrugada na cabeça, no corpo e nas patas. No resto do corpo é lisa.
Não há limite na cor, por isso, geneticamente estão reconhecidas todas as cores e padrões.
Áreas do gato

Informação geral

Galería fotográfica