listbox

Somali

  • Nome da raça: Somali
    Classificação: Grupo pelo semi-comprido
    Outros nomes: Longhaired Abyssinian
  • Peso machos: De 3,5 a 5 kg
  • Peso fêmeas: De 3,5 a 5 kg
  • País de origem: Estados Unidos e Canadá
SomaliImagem do

Características físicas

Vista de frente, forma um triângulo com contornos arredondados, para o qual contribuem a sua testa ligeiramente abaulada e o perfil da sua cabeça, com uma curva suave. O focinho não é pequeno, nem pontiagudo e a presença de pinch (estreitamento da parte lateral do focinho justo na sua união com a bochecha) é considerada uma falha. O nariz é de comprimento médio e sem depressão nasal frontal (stop). O queixo é firme e encontra-se bem desenvolvido.
Áreas do gato
Grandes, amendoados e bem afastados. A pigmentação intensa das suas pálpebras, que é descrita como uma linha de delineador, realça os seus olhos. Por baixo de cada olho, surge um traço vertical curto. Este traço é um vestígio da marca em forma de "M", típica dos gatos tigrados (tabby). Cor âmbar ou verde.
Áreas do gato
Grandes, largas na base e bastante afastadas. As pontas são ligeiramente arredondadas. A existência de uma marca escura na parte de trás da orelha, que se chama de "marca selvagem" ou "marca de polegar", é desejável. Também é apreciada a presença de pincéis nas pontas.
Áreas do gato
Corpulência e comprimento médios, do tipo semi-oriental, com um aspeto elegante. O dorso é ligeiramente arqueado e a musculatura poderosa.
Áreas do gato
Patas largas, finas, bem musculadas, com os pés compactos e ovalados. Dá a sensação de que se equilibra nas pontas dos pés.
Áreas do gato
Comprida e bastante espessa, como a de uma raposa. Costuma tê-la erguida.
Áreas do gato
Pelo semi-comprido, denso, muito fino e suave. Curto na cabeça, na parte dianteira dos membros e nas coxas. Semi-comprido no dorso, nos flancos, no peito e no ventre. É comprido no pescoço, na parte de trás das coxas e na cauda. A camada interna de pelo é curta.

O padrão característico é o ticking, tal como no seu homólogo de pelo curto, o Abissínio, em cada duas ou três franjas alternadas com uma cor escura e clara em cada pelo, com a ponta sempre escura, tal como a da lebre ou do coelho. O ticking não existe na pelagem das partes inferiores (pescoço, ventre e parte inferior das patas), zonas onde a cor é uniforme.
Áreas do gato

Informação geral

Galería fotográfica