listbox

Siamês

  • Nome da raça: Siamês
    Classificação: Raça de pelo curto
    Outros nomes: Royal Cat of Siam, Siamese, Siamois, Siamesisch
  • Peso machos: De 4,5 a 7 kg
  • Peso fêmeas: De 3,5 a 5,5 kg
  • País de origem: Tailândia
SiamêsImagem do

Características físicas

De tamanho mediano, tem a forma de um triângulo formado pelas linhas imaginárias que unem os vértices das orelhas ao nariz. O crâneo tem um perfil levemente convexo, que se junta com o nariz comprido, reto e sem depressão nasofrontal (“stop”) marcada. As bochechas são achatadas, apesar de estarem permitidas as bochechas caídas nos machos adultos. O queixo é firme.
De acordo com a linha de criação, a cabeça tem uma forma triangular diferente, por isso pode dizer-se que existem variedades na raça. Na variedade de tipo inglês, forma um triângulo equilátero e na de tipo americano e continental, isósceles. Em nenhum dos casos pode haver uma fenda (“pinch”) na linha que junta o focinho à ponta da orelha na interseção da mandíbula com as bochechas.
Áreas do gato
De tamanho mediano, com uma forma amendoada e oblíqua, o que costuma definir-se como tipo oriental. A cor deve ser sempre azul e o mais intenso possível. Nalguns casos são extraordinariamente escuros, por exemplo em azul-marinho (hoje em dia uma qualidade muito valorizada).
Áreas do gato
Grandes, largas na base, bem separadas entre si e pontiagudas. A sua posição é fundamental porque determina a forma triangular da cabeça vista desde a testa.
Áreas do gato
O tamanho não é grande, mas torna-se muito esbelto pela forma tubular e pela sua longitude. A largura do corpo nos ombros ou nas omoplatas e nas ancas ou garupa é a mesma. Outra característica que faz com que tenha uma forma esbelta é a estrutura óssea fina, conjugada com a musculatura firme.
Áreas do gato
As pernas são compridas e finas porque a estrutura óssea e a musculatura têm essas características. Os pés são pequenos e ovalados.
Áreas do gato
Comprida e proporcionalmente fina desde a base, apesar de se ir estreitando até à ponta.
Áreas do gato
O pelo é curto, pegado à pele, compacto, macio, brilhante e praticamente isento de subpelo. Apresenta o padrão de cor que em inglês se denomina “colorpoint”, uma característica genética que faz com que os extremos da anatomia do gato (nariz, orelhas, pernas e cauda) tenham uma pigmentação mais escura do que o resto do corpo. A cor destas zonas deve ser a mais intensa possível, em evidente contraste com o corpo.
As associações felinas reconhecem ou não como sendo Siameses algumas variedades de cor: por exemplo, a Cat Fanciers’ Association considera que os gatos com o padrão tigrado são Colorpoint Shorthair e não são Siameses.
Existe uma raça semelhante ao Siamês, mas sem o padrão colorpoint, que se chama Oriental.
Áreas do gato

Informação geral

Galería fotográfica