listbox

Persa

  • Nome da raça: Persa
    Classificação: Raça de pelo comprido
    Outros nomes: Longhair, Persian, Persan
  • Peso machos: De 4 a 6 kg
  • Peso fêmeas: De 3 a 5,5 kg
  • País de origem: Grã-Bretanha
PersaImagem do

Características físicas

Distingue-se por ser redonda, maciça e abaulada, dado que o crâneo é muito largo e redondo, tal como a testa e as bochechas. Por outro lado, os pómulos são fortes e proeminentes, envolvendo um nariz curto, muito achatado, com uma fenda profunda (“stop”) entre os olhos. Consequentemente, o focinho também é curto e largo, com o queixo forte e bem desenvolvido e os maxilares largos e robustos.
Áreas do gato
Grandes, redondos, bem abertos e consideravelmente separados entre si. A cor dos olhos, que deve ser sempre a mais intensa e profunda possível, depende da cor do pelo: cobre, para a maior parte das cores de pelo; verde para os exemplares chinchila, silver shaded e golden; e azul para aqueles que têm o padrão siamês ou “colorpoint”, e que se denominam Himalaios. Os brancos podem ter os dois olhos em cobre ou azul ou um azul e o outro cobre.
Áreas do gato
Quanto mais pequenas, melhor. A ponta é arredondada e estão muito separadas entre si, situando-se, por isso, nas bordas laterais do crâneo. Por serem pequenas, a base não é muito larga, mas devem estar bem cobertas de pelo.
Áreas do gato
Tamanho entre mediano e grande, com uma forma compacta e curta (cobby). O peito é largo e profundo; o dorso é largo e curto. O abdómen é pequeno, tal como a estrutura óssea em geral. A musculatura está bem desenvolvida, por isso é considerado um gato forte. Finalmente, a parte dos ombros e das ancas tem a mesma largura.
Áreas do gato
As pernas são curtas, fortes e retas, com uma estrutura óssea forte e uma musculatura bem desenvolvida. As patas são largas, redondas, fortes e têm tufos de pelo comprido entre os dedos.
Áreas do gato
Curta, mas proporcional ao resto do corpo, bem coberta com um pelo muito comprido em forma de penacho. Tem um aspeto pequeno, mas fica levantada sempre que o gato está atento ou a brincar.
Áreas do gato
O pelo é muito largo e fino, espesso e sedoso (tanto o subpelo, como o pelo que o cobre). Pode chegar a ter um comprimento de 20 centímetros no pescoço e uma média de 10 centímetros no resto do corpo. Na cabeça, ombros e pernas é mais curto, mas também espesso.
É uma das raças com um maior número de cores reconhecidas, incluindo o padrão siamês (que se costuma chamar Himalaio e que para algumas associações é uma variedade diferente).
Áreas do gato

Informação geral

Galería fotográfica