listbox

Maine Coon

  • Nome da raça: Maine Coon
    Classificação: Raça de pelo comprido
    Outros nomes: Maine Shag, Coon de Maine, Mancoon
  • Peso machos: De 6 a 9 kg
  • Peso fêmeas: De 4 a 6 kg
  • País de origem: Estados Unidos
Maine CoonImagem do

Características físicas

Grande, com uma forma que pode circunscrever-se num quadrado. Isto é muito óbvio no focinho, o que o diferencia mais claramente de uma raça com a qual também se parece, o Bosques da Noruega. A testa é levemente abaulada, o que lhe confere um perfil ligeiramente côncavo, apesar da leve fenda entre a testa e o focinho (stop). O nariz é largo e, em determinadas ocasiões, pode ter a ponta um pouco abaulada. O queixo é firme e forte e os maxilares são robustos e bastantes compridos.
Áreas do gato
Grandes, bem separados, à primeira vista redondos (especialmente quando tem o olhar atento). Na verdade, são levemente ovalados, com o vértice exterior do olho a apontar para a base externa da orelha.
A cor dos olhos não tem que estar relacionada com a do manto, por isso, pode haver gatos desta raça com o pelo azul e os olhos verdes ou dourados, indistintamente. Nos gatos brancos e bicolores os olhos também podem ser azuis ou díspares, isto é, o gato pode ter um olho azul e outro verde ou dourado.
Áreas do gato
Grandes, largas na base e moderadamente pontiagudas. Estão inseridas na cabeça, mas devem ter uma separação entre si equivalente à largura de cada orelha. São mais compridas do que largas, mas sempre em equilíbrio com o tamanho da cabeça. As orelhas podem parecer pontiagudas e compridas pelos tufos de pelo das pontas, apesar de nem todos os exemplares os possuirem.
Áreas do gato
Comprido, retangular, de tamanho grande e robusto. O dorso é direito e o peito é largo. No entanto, a largura da anca e dos ombros é semelhante. A estrutura óssea é proporcional e possui uma musculatura robusta.
Áreas do gato
A pernas devem ser robustas e a sua longitude proporcional à do corpo. Para isso, contam com uma estrutura óssea e uma musculatura fortes. As patas são grandes e redondas, com tufos interdigitais bastante abundantes.
Algumas associações reconhecem a variedade Maine Coon Polidáctilo e, neste caso, podem ter até sete dedos em qualquer uma das patas.
Áreas do gato
Muito comprida, tal como o corpo, e coberta por um pelo comprido e vaporoso. A base é larga e vai-se estreitando até à ponta.
Áreas do gato
O pelo é denso e sedoso, mais curto na cabeça, nos ombros e nas pernas, mas mais comprido nos lados, no ventre, no dorso e no pescoço, onde forma um esplêndido colar muito valorizado. As pernas traseiras também têm uns tufos de pelo comprido.
O manto distingue-se por ter um subpelo macio e fino, que está coberto por uma capa externa lisa, impermeável e levemente oleosa.
São reconhecidas todas as cores, exceto o chocolate, o lilás, a cor de canela (“cinnamon”) e o pardo claro (“fawn”). Também não está reconhecido o padrão siamês, denominado “colorpoint”.
Áreas do gato

Informação geral

Galería fotográfica