listbox

Chartreux

  • Nome da raça: Chartreux
    Classificação: Grupo pelo curto
    Outros nomes: Chat de Chartreux (gatos dos cartuxos)
  • Peso machos: De 3 a 7,5 kg
  • Peso fêmeas: De 3 a 7,5 kg
  • País de origem: França
ChartreuxImagem do

Características físicas

Larga, arredondada, mas não esférica, com formato de trapézio invertido. Crânio abaulado, ligeiramente arredondado, com um espaço estreito e plano entre as orelhas. Bochechas mais ou menos cheias, redondas, baixas e particularmente desenvolvidas no macho. Nariz reto e largo, sem ser arrebitado. A ausência de depressão nasal frontal (stop) é desejável, mas é permitido se for discreta. Focinho estreito, relativamente à cabeça, mas não pontiagudo. Almofadas dos bigodes bem desenvolvidas e pinch (estreitamento da parte lateral do focinho justo na sua união com a bochecha) muito evidente, o que lhe confere um aspeto de sorriso característico. Mandíbulas poderosas, especialmente nos machos com mais de 2 anos.
Áreas do gato
Grandes, arredondados, com ângulo exterior ligeiramente elevado e com uma cor que varia de amarela a cobre intenso. Contudo, sem vestígios de verde, nem tons aclarados.
Áreas do gato
De tamanho pequeno ou médio, de inserção alta, erguidas, estreitas na base e arredondadas na ponta.
Áreas do gato
Robusto e maciço, especialmente no macho. Coxas largas e peito profundo. Dorso reto. Estrutura óssea forte, musculatura densa e sólida. Pescoço curto, forte e grosso.
Áreas do gato
Patas retas, curtas ou médias, fortes e muito musculadas. Pés pequenos, redondos e largos.
Áreas do gato
De comprimento médio, grossa na base que se vai afinando levemente em direção à ponta arredondada.
Áreas do gato
Curto, lustroso e espesso. Faz lembrar o pelo da lontra graças à sua elevada densidade e porque também repele a água, pois a sua camada de pelo interno é muito abundante e ligeiramente lanosa.

São permitidas todas as tonalidades de azul, desde o azul acinzentado claro, até ao azul acinzentado escuro. Ainda assim, a primeira opção é mais desejável. Em qualquer dos casos, é imprescindível que o tom seja uniforme.

A pele do nariz é cinzento rosado, tal como as almofadas. A pele é azul. Os gatinhos nascem com marcas tigradas (tabby), que vão desaparecendo progressivamente entre os 6 e os 12 meses.
Áreas do gato

Informação geral

Galería fotográfica