listbox

British Shorthair

  • Nome da raça: British Shorthair
    Classificação: Raça de pelo curto
    Outros nomes: Britânico de pelo curto
  • Peso machos: de 4 a 8 kg
  • Peso fêmeas: de 3,5 a 5,5 kg
  • País de origem: Grã-Bretanha
British ShorthairImagem do

Características físicas

Chama muito a atenção a cabeça redonda, larga e maciça, com as bochechas cheias, o focinho bem definido e de contornos arredondados. Tem o nariz curto, largo e direito, apesar de levemente arrebitado. Possui uma leve depressão na base, mas sem fenda marcada (stop), como no Exótico. O queixo é firme e forma uma linha perpendicular com o nariz.
Áreas do gato
Os olhos são grandes, bastante redondos e estão bem separados. A cor pode ser cobre, laranja escuro, azul ou díspar (um olho azul e outro de uma cor diferente), o que costuma depender da cor do manto; também podem ser verdes ou verdes azulados, mas neste caso prefere-se o verde. A forma dos olhos é mais importante do que a cor.
Áreas do gato
Pequenas a medianas, as orelhas têm uma base larga e o vértice arredondado. Devem estar situadas bem separadas na parte superior da cabeça, mas não nos extremos.
Áreas do gato
É rechonchudo, muito robusto, musculado, firme, forte, com o peito consideravelmente redondo. Os ombros são largos e planos na cruz. Por outro lado, as ancas têm a mesma largura dos ombros. Além de ter um dorso nivelado, é preciso destacar que as fêmeas são proporcionalmente mais pequenas.
Áreas do gato
As patas têm uma longitude entre média e curta, sendo redondas e compactas, devido a terem os dedos muito juntos uns aos outros. Não podem apresentar mais de quatro dedos em cada garra (cinco nas patas dianteiras, caso se tenha em conta o dedo elevado).
Áreas do gato
A longitude da cauda é dois terços da longitude do corpo e nesta destaca-se a base grossa, que se vai estreitando levemente para formar uma ponta arredondada. Não pode haver sinais de má formação nas vértebras, nem fusão entre elas.
Áreas do gato
O pelo é curto, mas extraordinariamente espesso e sem sinais de caracóis ou ondulações. Não está pegado ao corpo, o que dá uma aparência protetora muito natural.

Hoje em dia reconhecem-se uma série de cores, desde a cor de tigre mais clássica ao silver de profundos olhos verde esmeralda, mas o azul continua a ser uma das mais abundantes.
Áreas do gato

Informação geral

Galería fotográfica