listbox

Abissínio

  • Nome da raça: Abissínio
    Classificação: Grupo pelo curto
    Outros nomes: Bunny cat, Abyssinian, "Aby"
  • Peso machos: De 4 a 6 kg
  • Peso fêmeas: De 4 a 6 kg
  • País de origem: Origem duvidosa. Provavelmente da Ásia.
AbissínioImagem do

Características físicas

Cuneiforme, com contornos ligeiramente arredondados e sem superfícies planas. Frente abaulada e nariz de comprimento médio, embora não deva ser reto ou mostrar depressão nasal frontal (stop), ou seja, a cabeça deve apresentar uma curva suave de perfil. São permitidas bochechas pendentes nos gatos adultos. O focinho não é estreito, nem apresenta pinch (estreitamento da parte lateral do focinho justo na sua união com a bochecha). Queixo firme, bem desenvolvido e arredondado, mas nunca achatado, nem proeminente.
Áreas do gato
Grandes, amendoados, bem afastados e realçados por um traço de pigmentação da cor de base do manto, que, por sua vez, está rodeado por uma coloração mais clara. Brilhantes, expressivos e com uma cor pura e intensa, que pode ser amarela (dourada), verde e âmbar.
Áreas do gato
Grandes e largas na base. Ligeiramente arredondadas nas pontas, mas moderadamente pontiagudas. Bastante afastadas e sempre em posição de alerta. São cobertas por pelos curtos, justos à pele. É desejável a existência de uma marca sobre a parte de trás das orelhas, assim como a presença de plumas nas suas extremidades (pincéis).
Áreas do gato
De comprimento e corpulência médios, sendo flexível, firme e musculado ao mesmo tempo. A caixa torácica é arredondada e o dorso ligeiramente arqueado.
Áreas do gato
Patas compridas, retas, finas e bem musculadas, sendo os pés pequenos, ovais e compactos. O gato aparenta manter-se sobre a ponta das garras.
Áreas do gato
Muito comprida e larga na base, vai ficando fina gradualmente.
Áreas do gato
Denso, apertado, elástico ao toque e justo ao corpo. O pelo é curto ou médio, especialmente na espinha dorsal.
O manto é caracterizado pela presença de ticking (duas ou três franjas alternadas com uma cor escura e clara em cada pelo, com a ponta sempre escura), semelhante ao da lebre ou do coelho, vindo daí o apelido de "gato coelho". O ticking não existe na pelagem das partes inferiores (garganta, ventre e a parte interior das patas).
Áreas do gato

Informação geral

Galería fotográfica