Excesso de peso, inimigo da saúde

Imagen para noticia de sobrepeso en mascotas: un gato y un perroExcesso de peso, inimigo da saúde

A obesidade é uma das doenças mais frequentes na prática clínica veterinária. Sabia que inúmeros estudos indicam que aproximadamente um em cada dois gatos ou cães tem excesso de peso ou obesidade e que isto tem efeitos negativos muito importantes na saúde deles?

De facto, a obesidade:

  • Aumenta a incidência de outras doenças, tais como a diabetes mellitus nos gatos e osteoartrite nos cães.
  • Diminui a esperança de vida do animal.
  • Diminui a qualidade de vida.

Apesar de ser uma das doenças mais fáceis de diagnosticar e tratar mediante a redução da ingestão de calorias e o aumento do gasto energético, paradoxalmente, a obesidade é um verdadeiro desafio para os profissionais da saúde animal, devido ao nosso comportamento como tutores de animais de estimação.

Tudo começa com a atitude do tutor

Em norma, a obesidade aparece quando o gato e o cão estão sobrealimentados, como consequência dos maus hábitos alimentares que lhes proporcionamos e que começam um ciclo vicioso:

  1. Dá alimentos como prémio ainda que note o aumento de peso.
  2. O animal de estimação desfruta destes prémios e come em excesso.
  3. Acha que a resposta do seu animal de estimação é uma amostra de carinho e oferece-lhe mais alimento como prémio.
  4. O animal de estimação vê reforçado o hábito de pedir comida.
  5. Com o aumento de peso, faz menos exercício porque lhe custa mais mover-se e porque se cansa mais e ganha ainda mais peso.

Imagen Círculo Vicioso Obesidade

A solução? Quebrar o ciclo vicioso

A única maneira de resolver este problema é quebrar o ciclo de solicitar comida e comer demais, tendo em conta o que lhe diz o médico veterinário, que se vai focar em três pontos fundamentais:

  1. Que você conheça os riscos da obesidade (associada a outras doenças graves) e os benefícios da perda de peso (aumenta a esperança de vida do seu animal de estimação, assim como a sua qualidade de vida global).
  2. Que se leve a cabo um programa de perda de peso com uma dieta especialmente formulada para este fim, para que o seu animal consiga perder peso de forma gradual e saudável, ao mesmo tempo que, ao promover a sensação de saciedade controlamos o típico comportamento de solicitação de alimento.
  3. Que realize um acompanhamento periódico com o médico veterinário, para que ele possa ajustar o doseamento de alimento, caso seja necessário. Isto também significa um reforço positivo para si, pois como tutor vai poder comprovar os resultados do seu esforço.

Royal Canin, o segredo para vencer a luta contra a obesidade

Os produtos Satiety da Royal Canin foram especialmente formulados para conseguir alcançar uma perda de peso segura e efetiva nos gatos e nos cães reforçando a saciedade. Esta gama proporciona uma dieta de perda de peso muito palatável, nutritiva e equilibrada, que conta com 5 benefícios chave, cientificamente comprovados:

  • Favorece uma perda de peso efetiva, gradual e saudável.
  • Diminui o comportamento de solicitação de alimento.
  • Ajuda a manter a massa muscular.
  • Contribui para a melhoraria da qualidade de vida.
  • Ajuda a estabilizar o peso e manter a condição física ideal no longo prazo.

Está nas suas mãos

Se desejar que a obesidade do seu gato e/ou cão seja uma coisa do passado deve ser perseverante e seguir as indicações do seu médico veterinário, quede certeza lhe vai recomendar que adapte a alimentação do seu animal de estimação.

Imagem resultados programa perda do peso