Diga adeus às bolas de pelo!

¡Adiós a las bolas de pelo!

As bolas de pelo formam-se naturalmente no aparelho digestivo do gato mediante a frequência com que se lava com a língua. Normalmente esta ingestão de pelo não é muito grande e é expelida geralmente com as fezes. Contudo, caso o gato ingira quantidades maiores, por exemplo durante a muda da estação, ele corre o risco de formar bolas de pelo maiores.

Esta situação não é um problema para a sua saúde, pois o gato tem uma enorme facilidade em expelir o seu conteúdo gástrico através do vómito (tanto o pelo, como os restos indigestos das suas presas). No entanto, nos casos mais graves pode trazer riscos, especialmente se o gato não chegar a vomitar e, com isso, obstruir as vias respiratórias, podendo levá-lo à morte por asfixia.

Para ficarmos tranquilos, é possível evitar o risco de formação de bolas de pelo de uma forma simples:

  • Minimizar a ingestão de pelo, por exemplo, escovar bem diariamente, desta forma todo o pelo que fica na escova não acaba no estômago do gato. Sabemos que a escovagem pode ser uma tarefa aborrecida para o dono, mas, na verdade, permite aumentar a ligação entre ambos, se ela for efetuada corretamente.
  • Dar-lhe geleia de malte. Existem vários tipos à venda no mercado, por exemplo em xarope ou pasta. Contudo, ela deve ser dada da forma habitual. Nos gatos de pelo curto é suficiente uma ou duas doses semanais. Nos gatos de pelo comprido,, entre duas a três vezes por semana.
  • Permitir que ele ingira erva para gatos, o que é fácil, pois os gatos comem plantas instintivamente. Eles preferem aquelas com folhas compridas e estreitas, como a erva, mas se tiverem alternativas, atacarão qualquer uma que esteja ao seu alcance. Isto pode ser perigoso caso a planta seja tóxica para o gato, sendo aconselhável colocar-lhe à disposição erva para gatos. Ela é útil devido ao seu conteúdo fibroso que ajuda a empurrar o pelo até que este seja expulso juntamente com as fezes, não tendo qualquer relação com a planta nêveda-dos-gatos.
  • Outra alternativa é dar ao gato um alimento especial para eliminar as bolas de pelo, que pode ser o seu único alimento, pois possui todos os nutrientes indispensáveis para ele. Este tipo de alimento é muito útil durante o período da muda, mas pode ser dado durante todo o ano aos gatos que vivam dentro de casa e que mudam frequentemente de pelo.