O Dia Internacional do Gato

El Día Internacional del Gato

O gato, o animal de estimação mais popular do mundo atualmente, é a maior estrela da Internet, um lugar perfeito onde se partilham as mais divertidas “proezas” felinas, que antes só podiam ser apreciadas pelos membros da família.

Como seria de esperar, sendo um animal de estimação tão famoso – a população de gatos já ultrapassa os quinhentos milhões em todo o mundo -, não poderia deixar de ter direito a um dia internacional dedicado a ele.

Na verdade, devíamos dizer os dias internacionais do gato, já que são três: 20 de fevereiro, 8 de agosto e 29 de outubro. Porquê?

O Dia Internacional do Gato, celebrado a 20 de fevereiro, nasceu de uma iniciativa dos seguidores de um gato “presidencial”, o Socks, o animal de estimação da filha de Bill Clinton, que conviveu com a sua família durante todo o tempo em que viveram na Casa Branca. Tornou-se uma estrela mediática até ao ponto de o próprio presidente pedir aos fotógrafos para que deixassem de assediá-lo.

Ainda assim, este gato continuou a ter muitos seguidores que, depois de saberem que tinha sido eutanasiado a 20 de fevereiro, devido a um cancro, decidiram prestar-lhe uma homenagem todos os anos, a partir de 2001, declarando essa data como Dia Internacional do Gato.

Porém, 8 de agosto é outra data assinalada no calendário felino. Desta vez, acredita-se que a iniciativa partiu da organização para a defesa dos animais, a International Fund for Animal Welfare (IFAW), que a celebrou pela primeira vez em 2002, em conjunto com outras organizações que lutam pelos direitos dos animais.

O terceiro dia internacional do gato é celebrado a 29 de outubro, sendo esta uma iniciativa de Colleen Paige, uma especialista em animais de estimação, que o criou para promover o bem-estar animal.

Se estes três dias internacionais do gato não lhe parecem suficientes, deve saber que existe igualmente um Dia Mundial do Gato, que é comemorado na Europa a 17 de fevereiro.

Como não podíamos ficar com apenas um, todos eles são uma verdadeira romaria nas redes sociais, onde são realizadas muitas atividades em honra do nosso animal de estimação preferido, o gato.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *