Como alimentar o cachorro

imagen-cabecera-como-alimentar-cachorro

Quando se traz um cachorro novo para casa é muito fácil ter a tentação de tratá-lo como se fosse um ser humano, mas nunca se deve esquecer que as necessidades dos cachorros não são as mesmas que as nossas. Com certeza que gosta muito dele e não deve poupar esforços em prestar-lhe a maior atenção, mas os cuidados para com um cachorro novo devem adaptar-se às verdadeiras necessidades dele.

A  saúde futura do cão – e a esperança de vida dele – estabelece-se maioritariamente durante o crescimento do cachorro, por isso, deve ter em consideração que a alimentação é uma das necessidades do cachorro, para não dizer que é a principal.

icono-fases-crecimiento-perro-como-alimentar-cachorro

Fases de crescimento do cachorro

Desde que nasce até ser adulto, o cão é considerado um cachorro, apesar de durante este processo de desenvolvimento passar por várias fases completamente diferenciadas e para as quais precisa de uma alimentação diferente.

  • Lactância. É o período que vai desde o nascimento até à terceira-quarta semana de vida. Durante esta fase o cachorro só pode tomar leite. Com certeza que o mais adequado é o da mãe, mas no caso de não ser possível, é preciso utilizar leite de fórmula para cachorros, especialmente porque tem uma composição muito parecida à da espécie canina. A fórmula de Babydog Milk de Royal Canin não só oferece todos os nutrientes adequados para esta idade, mas também é bastante digestiva, o que diminui o risco de diarreia no cachorro.
  • Desde o desmame até aos dois meses de idade. É a fase na qual o cachorro substitui o leite pela comida para cachorro e que, pelas suas características, deve tomar até aos dois meses de idade. Nesta fase, o cachorro é muito sensível às infeções, tem um sistema imunitário muito imaturo e está em pleno crescimento. Por isso, precisa de um alimento que favoreça o desenvolvimento das defesas e do crescimento, ao mesmo tempo que seja muito digestivo para um estômago pequeno que está a experimentar mudanças radicais no que se refere à alimentação. Os alimentos da Royal Canin para o desmame recebem a denominação de Starter e estão disponíveis em lojas especializadas e clínicas veterinárias.
  • Desde os dois meses até à idade adulta. Este é o período mais condicionado pelo tamanho do cachorro e o peso que chegue a atingir quando for adulto. Isto faz com que um cão muito pequeno alcance mais cedo o tamanho de adulto do que um cão de raça gigante ou que um cão grande demore mais em tornar-se completamente adulto do que um mediano. Idade em que um cachorro já é adulto:
    • Muito pequenos e pequenos. Aos 10 meses de idade.
    • Medianos. Aos 12 meses de idade.
    • Grandes. Aos 15 meses de idade.
    • Gigantes. Aos 18-24 meses. No entanto, os cães gigantes dividem em duas esta última fase de crescimento: uma que vai desde os 2 aos 8 meses e outra que vai desde os 8 até aos 18-24 meses.

Pode encontrar o alimento mais adaptado às necessidades nutricionais do seu cachorro usando o nosso pesquisador nutricional.

icono-como-elegir-comida-como-alimentar

Como escolher a comida do cachorro

Escolher o alimento do seu cachorro novo pode não ser uma tarefa fácil entre a grande oferta disponível, por isso, é melhor que se certifique que tem os nutrientes adequados para o desenvolvimento dele. Também lhe recomendamos ter em consideração estes conceitos fundamentais:

  • Fase de crescimento. Existem três fases diferentes durante a etapa de crescimento: lactância, desde o desmame até aos dois meses e desde os dois meses até à idade adulta.
  • Tamanho estimado de adulto. Há cães gigantes e extraordinariamente pequenos. Estas diferenças de tamanho fazem com que o  desenvolvimento do cachorro não seja igual para todos. Os tamanhos dos cães, nutricionalmente falando, classificam-se em cinco:
    • Muito pequenos ou X-Small. Cães até 4 quilos de peso quando são adultos.
    • Pequenos ou Mini. Cães até 10 quilos de peso quando são adultos.
    • Medianos. Cães entre 11 e 25 quilos de peso quando são adultos.
    • Grandes ou Maxi. Cães entre 26 e 44 quilos de peso quando são adultos.
    • Gigantes. Cães com mais de 45 quilos de peso quando são adultos.
  • Raça. Algumas raças têm sensibilidades especiais, para as quais foram formulados alimentos adaptados.
  • Esterilização. Depois da esterilização produzem-se mudanças no metabolismo que precisam de uma alimentação diferente. Isto também deve ser tido em conta quando se esteriliza um cachorro antes de chegar à idade adulta.
icono-pautas-alimentacion-como-alimentar

Pautas de alimentação do cachorro

Uma boa alimentação do cachorro não só consiste em escolher a comida mais adequada para ele, mas também é preciso ter em conta outras coisas e estabelecê-las como rotinas de alimentação do cachorro.

  • Deve ter um determinado espaço onde comer e descansar? Sim, desta forma poderá estar tranquilo, sem que ninguém o incomode enquanto dorme, e sentir-se seguro na altura de comer porque está habituado. Este lugar deve ser muito fácil para limpar. Se escolher um lugar cujo chão não pode ser limpo com frequência, como um de madeira, coloque um tapete que possa ser lavado, inclusivamente algum material absorvente que só se use uma vez.
  • Qual a frequência com que come um cachorro? Um cachorro recém-nascido come 8 vezes por dia, uma quantidade que vai diminuindo pouco a pouco, de acordo com o seu crescimento, de forma que aos 2-4 meses come três vezes por dia, para passar a duas. Este número de vezes que o cachorro come por dia mantém-se ao longo da vida do cão, mas se tem alguma dúvida sobre a quantidade de vezes por dia que um cachorro come, consulte o veterinário.
  • Quanto deve comer um cachorro por dia? A quantidade de comida diária que deve dar ao cachorro depende do tamanho e da idade dele. Recomenda-se seguir as indicações da tabela de racionamento das embalagens, apesar de poderem existir variações em função de cada um. Lembre-se que deve dividir a quantidade total diária pelo número de tomas que lhe dê para que cada ração seja a correta e evitar o excesso de peso. Se ainda assim tiver dúvidas sobre a quantidade de comida que deve comer um cachorro, o veterinário é a pessoa que melhor pode ajudá-lo.
  • O cachorro deve ter horários de refeições? É muito normal que o cão mostre um pouco de ansiedade com a comida, pois assim é a natureza dele. Para diminuí-la é bom que o cachorro tenha horários de refeições. Quanto mais rigoroso for com este horário, mais fácil será para o cachorro habituar-se a não pedir comida nos intervalos. Outro horário do cachorro que deve estabelecer é o que diz respeito ao passeio dele, já que se o vai passear imediatamente depois de comer,  aprenderá mais rapidamente a fazer as necessidades fora de casa.
icono-cuatro-cosas-importantes-como-alimentar

Outras três coisas importantes na alimentação do cachorro

Os nutricionistas afirmam que a água é um nutriente e, além disso, é fundamental, pois sem ela seria impossível o bom funcionamento do organismo. Tão importante como isto é saber quando é preciso fornecer suplementos nutricionais e que também não deve dar nenhum alimento que não seja o dele.

  • A água é fundamental para todos os processos metabólicos, por isso, o cachorro deve ter sempre água ao alcance dele, limpa e fresca. Isso sim, nunca se deve dar-lhe água demasiado fria porque pode prejudicá-lo.
  • Quando a dieta do cachorro é equilibrada e completa, isto é, quando tem todos os nutrientes necessários na proporção adequada, não são necessários  suplementos nutricionais, inclusivamente podem chegar a ser prejudiciais.
  • Tente só dar a comida que seja a dele. Se não fizer isto, depois não se questione porque é que o cachorro não quer comida para cães.
icono-cuando-como-cambiar-comida-como-alimentar-v4

Quando e como mudar a comida para cachorros?

A não ser que o veterinário lhe indique o contrário, o cachorro deve mudar a alimentação em vários momentos: aos dois meses de idade, quando atinge a idade adulta e depois da esterilização.

Normalmente, para evitar que o cachorro rejeite o novo alimento ou que apareçam transtornos digestivos, tais como vómitos ou diarreias, a mudança de alimentação deve ser feita pouco a pouco. Esta mudança gradual é conhecida por transição alimentar.

icono-tipo-comida-dar-como-alimentar

Qual o tipo de comida que deve dar ao cachorro?

Os dois grandes tipos de alimentos para cães disponíveis no mercado são a comida seca e húmida.

O mais frequente é escolher a comida seca para cachorro, mas tem muitas vantagens para a saúde dele dar-lhe uma alimentação mista, isto é, a que combina alimentos secos com húmidos.

icono-como-encontrar-comida-como-alimentar

Como encontrar a comida do cachorro

Para escolher a comida do cachorro mais adequada deve ter em consideração todos os conceitos que vimos até agora: idade, tamanho estimado de adulto, raça e esterilização antes de ser adulto. Mas, como encontrar esse alimento?

Se aplicar estes critérios no nosso pesquisador nutricional, de certeza que encontra a comida para cachorros mais adaptada às necessidades do seu, mas se tem alguma dúvida, consulte o veterinário.

Uma vez escolhida a comida para o seu cachorro, lembre-se que a pode comprar em clínicas veterinárias, tal como em lojas especializadas in situ e online.