Terra Nova
- Nome da raça: Terra Nova
Classificação: GR. 2 Secção 2.2 (Molossóides tipo Montanha)
Nome de origem: Newfoundland
Tamanho: Gigantes
Outros nomes: Newfie Altura ao garrote machos:
71 cm em médiaPeso machos:
68 kg aprox.Altura ao garrote fêmeas:
65 cm em médiaPeso fêmeas:
66 kg aprox.País de origem:
Canadá, Países Nórdicos, Grã-Bretanha

Características físicas








Informação geral
História
Não se sabe como os seus antepassados chegaram à ilha da Terra Nova. Também não se sabe se esta raça descende do cão de urso preto escandinavo, trazido pelos noruegueses no século XVI, do Labrador, dos Molossóides introduzidos pelos vikings, do Leonberger, do São Bernardo ou do Cão de Montanha dos Pirenéus, que acompanhava os pescadores bascos. No século XIX, os pescadores de bacalhau franceses ajudaram a introduzi-la em França. Em Inglaterra, Byron celebrou esta raça e o pintor de animais Landseer imortalizou-a. Nobre. Majestoso. Forte. Estrutura óssea robusta. Andar desenvolto, com um ligeiro balanço.
Temperamento
Sensível, extraordinariamente fiel, de caráter franco, dócil, tranquilo e afável, adora crianças. Não é um cão de guarda, mas acaba por ser dissuasivo devido ao seu tamanho. Possui um instinto de salvamento inato altamente desenvolvido; atira-se à água e é capaz de nadar durante horas para socorrer um náufrago. É um autêntico "São Bernardo dos mares". A sua educação exige firmeza mas também paciência, já que o cão não atinge a sua maturidade psicológica antes dos dois anos de idade.
Cuidados
Em caso de força maior, pode adaptar-se à vida em apartamento, desde que não esteja sozinho demasiado tempo. Necessita de espaço para brincar. Não lida bem com o calor. Basta escová-lo duas vezes por semana.
Particularidades
Cão de salvamento em ambiente aquático. Cão de companhia.