Pinscher
- Nome da raça: Pinscher
Classificação: GR. 2 Secçãoó 1.1 (tipo Pinscher)
Nome de origem: Pinscher
Tamanho: Pequeno
Outros nomes: Pinscher médio, Pinscher anão (Zwergpinscher) Altura ao garrote machos:
Med: 45 a 50 cm - Anão: 25 a 30 cmPeso machos:
Med: 14 a 20 kg - Anão: 4 a 6 kgAltura ao garrote fêmeas:
Med: 45 a 50 cm - Anão: 25 a 30 cmPeso fêmeas:
Med: 14 a 20 kg - Anão: 4 a 6 kgPaís de origem:
Alemanha

Características físicas








Informação geral
História
A origem do Pinscher não é conhecida com precisão. De acordo com alguns especialistas, descenderia de uma raça alemã muito antiga, relacionada com o Schnauzer, que por sua vez viria do antigo Terrier preto e cor de fogo. Foram utilizadas na seleção várias raças alemãs, que incluem o Dobermann. Existem duas raças com o termo Pinscher: o Pinscher Médio (também chamado Pinscher Alemão ou só Pinscher) e o Pinscher Miniatura (Zwergpinscher ou Pin Min), tendo o Médio aparecido primeiro. Apesar de existirem relatos que descrevem cães muito parecidos em épocas romanas, tornaram-se populares durante os séculos XV e XVI e foram reconhecidos em 1879. No caso dos Pinschers Miniatura, sabe-se que foram apresentados na Alemanha em 1836.
Em 1895 foi fundado um Pinscher-Klub e em 1925 publicado o primeiro livro de criação para ambas as variedades. Nos anos 50 chegaram a França e, hoje em dia, a variedade mais comum é a Pinscher Miniatura.
Temperamento
Vivo, vigilante, corajoso, alegre, equilibrado e dotado de bom caráter, é muito apegado à família e um companheiro agradável para as crianças, desde que não o enervem muito. O Pinscher anão, mais agitado, tem um temperamento tranquilo ainda mais vincado. É necessário dar-lhe uma educação firme.
Cuidados
Cão muito limpo. Pode viver num ambiente de cidade desde que possa fazer um mínimo de exercício. Tem de ser escovado regularmente.
Particularidades
Cão de guarda (médio Pinscher); excelente Cão rateiro. Cão de companhia.