Pequinês
- Nome da raça: Pequinês
Classificação: GR. 9 Secção 8 (Spaniels Japoneses e Pequineses)
Nome de origem: Pequinês
Tamanho: Pequeno
Outros nomes: Spaniel Pequinês, Spaniel de Pequim Altura ao garrote machos:
De 15 a 25 cmPeso machos:
De 2,5 a 5,5 kgAltura ao garrote fêmeas:
De 15 a 25 cmPeso fêmeas:
De 2,5 a 5,5 kgPaís de origem:
China - Patrocinador: Grã-Bretanha

Características físicas








Informação geral
História
Esta raça de origem chinesa é uma das mais antigas do mundo e encontra-se representada em estátuas de bronze com mais de 4 000 anos. Durante séculos a raça foi criada, preservada e honrada no palácio imperial. Por se supor que protegiam o imperador após a morte, eram sacrificados em seu nome. Após a tomada de Pequim e a pilhagem do Antigo Palácio de Verão por parte dos ingleses, em 1860, os soldados britânicos recuperaram os Pequineses e trouxeram-nos de volta consigo para Inglaterra. Estes foram oferecidos à rainha Vitória, à duquesa de Wellington e à duquesa de Richmond, que criou a primeira linhagem do "cão sol" da China imperial. A raça tornou-se moda entre as duas guerras mundiais. A sua população, ainda que reduzida, permanece estável. Pequinês. "Basset". Pequeno. Baixo e encorpado. Aspeto leonino. Harmonioso. Nobre. Andar com balanço.
Temperamento
Vivo, independente e dotado de muito caráter, este cão, muito apegado ao dono, nem sempre lida bem com as crianças. É reservado com estranhos e ladra muito, pelo que é um bom cão de guarda para dar o alerta. A sua educação deve ser realizada com firmeza mas com calma.
Cuidados
Adapta-se bem à vida de apartamento. Não é grande desportista; uns passeios curtos diários são suficientes. É necessário escová-lo diariamente. É preciso verificar o estado dos olhos e das dobras da face.
Particularidades
Cão de companhia.