Pastor Escocês
- Nome da raça: Pastor Escocês
Classificação: GR. 1 Secção 1 (Cães pastores)
Nome de origem: Collie, duas variedades: Smooth Collie (de pelo curto), Rough Collie (de pelo longo)
Tamanho: Mediano
Outros nomes: Collie, duas variedades: Smooth Collie (de pelo curto), Rough Collie (de pelo longo) Altura ao garrote machos:
De 56 a 61 cmPeso machos:
De 20 a 29 kgAltura ao garrote fêmeas:
De 51 a 56 cmPeso fêmeas:
De 18 a 25 kgPaís de origem:
Grã-Bretanha

Características físicas








Informação geral
História
Supõe-se que o Pastor Escocês (ou Collie) descenda dos cães de guarda de rebanhos da Escócia. O animal de magnífico porte aristocrático que se conhece atualmente surgiu após vários cruzamentos, em consequência, por um lado, das invasões romanas, e, por outro, da intervenção muito antiga de criadores ingleses sobre os pastores de cauda curta e cauda longa. A origem do seu nome é controversa. Alguns acreditam que vem da palavra "Colley", variedade de ovelhas escocesas com máscara e cauda pretas que eram em tempos guardadas pelo Pastor Escocês. Outros argumentam que vem da palavra inglesa "collar" por causa da bela gola que este cão possui. A variedade de pelo curto é muito menos conhecida do que a de pelo longo. Grande beleza. Porte digno.
Temperamento
Vivo, ativo, normalmente equilibrado, mas por vezes ansioso e medroso. Suave e sensível, o fiel "Lassie" é um excelente companheiro. Desconfia dos estranhos, mas não é agressivo. Precisa de uma educação firme, mas afetuosa.
Cuidados
Adapta-se à vida na cidade, mas um jardim é o melhor para ele, pois precisa de espaço. Precisa de exercício. Basta escová-lo duas ou três vezes por semana.
Particularidades
Cão pastor. Cão-polícia, cão-guia para invisuais, etc. Cão de companhia.