Griffon de Bruxelas
- Nome da raça: Griffon de Bruxelas
Classificação: Gr. 9. Secção 3 (Cães belgas de tamanho pequeno)
Nome de origem: Griffontje van Belgieï
Tamanho:
Outros nomes: Griffon Bruxellois ou Brussels Griffontje, Griffon Belge ou Belgische Griffontje, Kleine Brabander. Altura ao garrote machos:
Não especificadoPeso machos:
De 3,5 a 6 kgAltura ao garrote fêmeas:
Não especificadoPeso fêmeas:
De 3,5 a 6 kgPaís de origem:
Bélgica

Características físicas








Informação geral
História
Atualmente, o Griffon de Bruxelas, o Griffon Belga e o Petit Brabançon são três raças diferentes que partilham o mesmo estalão morfológico e que se distinguem pelas características do seu manto, produto dos cruzamentos intencionais entre cães de raças distintas, tais como o Griffon d’écurie (“de estábulo”), o Affenpinscher, o Yorkshire Terrier e o Carlino, entre outros. A evolução de cada uma proporcionou-se a partir de finais do século XIX, e os seus estalões oficiais foram publicados no início do século XX. Contudo, as duas conflagrações mundiais relegaram-nos para segundo plano, que ainda não conseguiram superar apesar de outrora terem sido os favoritos de várias casas reais europeias. Trata-se de um cão pequeno e robusto, inteligente e equilibrado, de ar altivo e corpo quadrado, destacando-se a sua boa constituição óssea, que se encontra em perfeita harmonia com os seus movimentos elegantes. Os seus apreciadores gostam particularmente da expressão quase humana do seu rosto.
Temperamento
É um cão de porte pequeno mas de caráter muito equilibrado, sempre alerta e vigilante. É muito apegado ao seu dono mas tem um ar ligeiramente altivo. Não deverá ser medroso nem agressivo.
Cuidados
Normalmente, adaptam-se muito bem à vida de apartamento e citadina, mas não lidam bem com a solidão. Dadas as características dos espécimes de pelo cerdoso, é necessário escová-lo regularmente e, no caso de participar em exposições, exigem uma tosquia muito específica; já não é o caso com o Petit Brabançon. Ao serem raças braquicéfalas, com dobras no focinho, requerem cuidados da pele nesta zona, assim como algum cuidado com os olhos.
Particularidades
Cão de companhia.