Golden Retriever
- Nome da raça: Golden Retriever
Classificação: GR. 8 Secção 1 (cães cobradores de caça)
Nome de origem: Golden Retriever
Tamanho: Grandes
Outros nomes: Golden flat-coat, Retriever dourado Altura ao garrote machos:
De 56 a 61 cmPeso machos:
De 26 a 31,5 kgAltura ao garrote fêmeas:
De 51 a 56 cmPeso fêmeas:
De 25 a 27 kgPaís de origem:
Grã-Bretanha

Características físicas








Informação geral
História
De acordo com uma opinião generalizada, o Golden Retriever descenderia de uns cães amarelos do Cáucaso que se usavam na Escócia para cobrar a caça ferida e a que chamavam Russian Yellow Retrievers (cobradores russos amarelos).
Mais especificamente, seria uma seleção efetuada por Dudley Majoribanks, Lorde Tweedmouth, na sua propriedade escocesa perto de Inverness, a partir de um grupo de cães provenientes da Rússia adquiridos ao proprietário de um circo em 1858, quando atuavam em Brighton, Inglaterra.
No entanto, uma vez publicados os registos de criação do Sr. Majoribanks em 1952, estes cães russos não aparecem em qualquer parte, mas apenas se referem os Tweed Water Spaniel, os sabujos de cor de areia e os Setters Vermelhos. Por isso, hoje em dia, os especialistas concordam que o Golden Retriever vem do mesmo ramo do Labrador, a que se adicionaram qualidades distintivas por vários cruzamentos com outras raças, por exemplo, o Retriever de pelo liso amarelo proveniente da Terra Nova, o Cão de Água Escocês (Tweed Water Spaniel) - ambos hoje desaparecidos - e o Setter Irlandês.
Independentemente dos cães que fizeram parte dos estágios iniciais da raça, o Golden Retriever fixou-se no Reino Unido no século XIX e o Kennel Club reconheceu-o como raça em 1913 e, embora já tivesse sido exposto em 1908. Mas teve, mesmo assim, de esperar até 1920 para conseguir o nome pelo qual é conhecido hoje.
Nos Estados Unidos é uma das raças mais populares; aí chegou ao longo da década de 1890 e começou a participar em exposições em 1920. Pelo contrário, a Espanha chegou só já bem entrado o século XX, mas a sua popularidade não fica nada a dever à do país norte-americano.
Temperamento
Provavelmente por causa da sua beleza esplêndida, o Golden Retriever conta com muitos anos dedicados com sucesso à companhia, embora seja uma raça que mantém inalterados os seus instintos cinegéticos. Talvez por essa razão, o Golden Retriever triunfa como auxiliar em diversas funções, tais como de cão de salvamento ou cão-guia.
O Golden Retriever é resistente, vigoroso e ativo, e está dotado de um excelente olfato, que lhe permite trabalhar tanto na água como entre as ervas. É um perseguidor tenaz que cobra muito bem a caça aquática. Para isso contribui o facto de ter uma memória extraordinária e estar desprovido de agressividade.
Precisamente por esta razão, o Golden Retriever não é um cão de guarda e quase não ladra, sendo muito doce, sensível, calmo e equilibrado; por isso é um companheiro muito apreciado, obediente e feliz por agradar ao seu dono com muito pouco treino.
Cuidados
Dado o seu caráter carinhoso e a sua natureza ativa, O Golden Retriever não suporta a solidão e precisa de fazer muito exercício diariamente. Por isso, não se adapta bem à vida num apartamento onde esteja muito tempo sem poder sair. Em contrapartida, tolerará isso perfeitamente se o seu dono estiver muito tempo em casa e dedicar bastante tempo a fazer exercício, que não têm sempre de ser grandes correrias, mas sim passeios prolongados, que também os entretêm.
O mesmo acontece se viver num jardim de onde não saia e onde fique sozinho. Portanto, antes de escolher um Golden Retriever deve avaliar se vai poder dar-lhe o carinho de que precisa.
A pelagem do Golden Retriever é longa e densa, pelo que deve ser escovado uma ou duas vezes por semana e tosquiado no período de muda. Caso contrário, os nós são garantidos, o que afeta não só sua beleza, mas também a saúde da pele.
Particularidades
Na verdade, o Golden Retriever é uma raça largamente saudável e, por isso, não devemos preocupar-nos com a sua saúde. Porém, foi detetado um comportamento um pouco guloso, uma certa necessidade de reforçar a função de barreira da pele e a conveniência de cuidar da sua função cardíaca.
Isto pode ser conseguido com o programa nutricional específico da Royal Canin para o Golden Retriever, que tem um alimento para cachorros e outro para adultos. Além disso, estes alimentos têm croquetes adaptados em tamanho e forma às características da mandíbula do Golden Retriever em cada fase do seu desenvolvimento, ajudando a uma ingestão mais lenta e mais eficiente.