Caniche Toy
- Nome da raça: Caniche Toy
Classificação: GR. 9 Secção 2 (Caniches)
Nome de origem: Caniche
Tamanho:
Outros nomes: Altura ao garrote machos:
Gigante, Médio, Anão e MiniaturaPeso machos:
Entre 7 e 22 kgAltura ao garrote fêmeas:
Gigante, Médio, Anão e MiniaturaPeso fêmeas:
Entre 7 e 22 kgPaís de origem:
França

Características físicas








Informação geral
História
Este cão era utilizado na caça de aves aquáticas, pelo que se deu o nome de chien à cane (perro de patas) ou canichon, que por defeito ficou como Caniche. Também foi chamado de cão de ovelhas devido ao aspeto do pelo. De acordo com o naturalista Buffon, a sua origem seria africana. Descenderia do Barbet do norte de África, introduzido pelos árabes na Península Ibérica, onde teria sido cruzado com o Cão de Água Português. Daí ter-se-ia espalhado por toda a Europa, implantando-se em França. Por isso, em 1936, a FCI reconheceu oficialmente esse país como o berço da raça. No mesmo ano foi publicado o estalão. O Clube do Caniche foi fundado em Paris em 1922. No início, era um cão de caça aquática. Depois, durante o "Grand Siècle" francês (século XVII), tornou-se cão de senhoras,, foi cão de salão sob o reinado de Luís XV e foi miniaturizado sob o de Luís XVI. Existem quatro variedades, de acordo com o tamanho: gigante (ou grande), médio, anão e o miniatura (ou toy). O Caniche gigante foi preterido em favor dos pequenos Caniches (o anão e o miniatura ou toy). Alcançou o auge da sua popularidade durante os séculos XIX e XX. Adaptando-se a todos os tipos de vida (caça, circo, entretenimento, etc.), o Caniche foi o cão de companhia mais difundido no mundo. Infelizmente, este entusiasmo levou à produção massiva em detrimento da qualidade, o que deve levar qualquer comprador a ser cauteloso.
Temperamento
Ativo, desportista e alegre, este cão é extrovertido, com vivacidade que personifica a alegria de viver. Muito alerta e inteligente, a sua lealdade é inigualável, mas é possessivo. Dotado de grande capacidade de adaptação e sociável, o seu bom caráter faz dele um cão de companhia muito agradável. Conservou as suas qualidades de cão de caça, nada muito bem e o seu olfato é muito requintado. A educação deve ser firme, caso contrário pode tornar-se difícil de controlar.
Cuidados
Vive tão bem no campo como na cidade. Odeia a solidão. Tem de ser escovado e penteado diariamente e tomar banho uma ou duas vezes por mês. É um cão muito limpo. Ter cuidado com os ouvidos. O pelo tem de ser aparado a cada dois meses. São efetuados vários tipos de corte: o león, o moderno em que se corta o pelo num comprimento uniforme em todo o corpo, à inglesa(braceletes) e o Puppy (leão de calções). O Caniche não muda o pelo.
Particularidades
Cão de companhia.