Cairn Terrier
- Nome da raça: Cairn Terrier
Classificação: GR. 3 Secção 2 (Terrier de tamanho pequeno)
Nome de origem: Cairn Terrier
Tamanho: Pequeno
Outros nomes: Skye de pelo curto Altura ao garrote machos:
De 28 a 31 cmPeso machos:
De 6 a 7,5 kgAltura ao garrote fêmeas:
De 25 a 30 cmPeso fêmeas:
De 6 a 7,5 kgPaís de origem:
Grã-Bretanha - Escócia

Características físicas








Informação geral
História
É um dos mais antigos Terriers escoceses. É mencionado em escritos do século XV. O seu nome ficou a dever-se à sua habilidade para circular nos "cairns", montes de pedras e rochas, onde o coelho e a raposa eram caçados. É nativo da região ocidental das Highlands e da ilha de Skye, no arquipélago das Hébridas, a oeste da Escócia. É o antepassado do Scottish Terrier e do West Highland White Terrier. O Kennel Club aceitou-o em 1912. É um dos Terriers mais populares do mundo. Compacto. Estrutura óssea sólida. Porte muito elegante. Andar muito desenvolto.
Temperamento
Rústico, cheio de vivacidade e personalidade, corajoso, é um cão dominante. Companheiro agradável, é alegre e atrevido. Bom guarda, faz-se notar ao menor sinal de alerta, não é agressivo, mas ladra muito. Excelente nadador, caça lontras e outros animais marinhos. Precisa de uma educação muito firme.
Cuidados
Sente-se mais confortável no campo do que na cidade, mas tem uma grande capacidade de adaptação. É preciso levá-lo a passear regularmente, já que precisa de muito exercício. Tem de ser escovado duas ou três vezes por semana. Não há necessidade de tosquiá-lo.
Particularidades
Cão de caça. Cão de companhia.