Antigo Cão de Pastor Inglês
- Nome da raça: Antigo Cão de Pastor Inglês
Classificação: GR. 1 Secção 1 (Cães de Pastor)
Nome de origem: Old English Sheepdog, Short Tailed English Sheepdog
Tamanho: Grandes
Outros nomes: Bobtail Altura ao garrote machos:
61 Cm. no mínimoPeso machos:
De 25 a 30 kgAltura ao garrote fêmeas:
58 Cm. no mínimoPeso fêmeas:
De 25 a 30 kgPaís de origem:
Grã-Bretanha

Características físicas








Informação geral
História
Diferentes origens são atribuídas ao Antigo Cão de Pastor Inglês. Talvez provenha de uma mistura muito distante de raças de Cães de Pastor, entre as quais o Mastim Italiano (hoje desaparecido), que chegou às ilhas britânicas com os romanos. Segundo outras opiniões, seria o resultado de cruzamentos entre Cães de Pastor insulares e continentais (Puli, Briard, etc.) Seja como for, o Antigo cão de Pastor Inglês já existe há séculos, uma vez que o pintor Gainsborough o representou numa pintura que data de 1771. Foi apresentado pela primeira vez na exposição de 1873 em Birmingham. Foi reconhecido oficialmente na Grã-Bretanha em 1888. Em 1900, foi fundado o primeiro clube nos Estados Unidos. Tipo compacto, forte, encorpado e musculoso; não é alto. Silhueta quadrada. Tem um andar gingão típico. Galope muito elástico.
Temperamento
Dotado de grande vigor, brincalhão e turbulento, não é medroso nem agressivo. Muito afetuoso, dócil, de caráter estável, fiel, cuida bem das crianças, e daí o nome de Nanny Dog (cão baby-sitter). Embora tenha o sentido da guarda, não é mordedor. Além disso, a sua cabeça de ursinho de peluche e a sua voz "quebrada" tornam-no pouco dissuasor. Tem muito caráter e, portanto, a educação deve ser firme.
Cuidados
Adapta-se totalmente à vida na cidade, em apartamento, desde que coabite com o dono constantemente e possa correr todos os dias. Não suporta bem o calor. É muito importante escová-lo diariamente para que a sua pelagem volumosa não se torne um emaranhado.
Particularidades
Cão de pastor (atividade praticamente abandonada hoje). Cão de companhia.