O aparelho urinário do gato

El aparato urinario del gato

aparelho urinário,cuja missão principal é a eliminação de resíduos, é constituído pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.

A urina desempenha um papel fundamental na sobrevivência, tanto das pessoas, como dos gatos, uma vez que a sua missão básica é a de expulsar substâncias residuais e componentes tóxicos, resultantes do metabolismo, que se acumulam na corrente sanguínea. Através dela, a ureia é eliminada (daí o termo “urina”), assim como outras substâncias, tais como a creatinina, o cálcio e o oxalato. Daí a sua importância na manutenção do equilíbrio interno, uma vez que regula as quantidades de água e minerais excretados.

A urina é formada nos rins, como resultado da filtração do sangue realizada pelos nefrónios (unidades funcionais do rim), e passa através dos ureteres para alcançar a bexiga, ondeé acumulada até que seja eliminada através da uretra.

Dada a sua origem do deserto, o gato tende a beber pouco e a concentrar demasiado a urina, o que pode representar um risco, pois a urina excessivamente concentrada pode favorecer a formação de cálculos urinários.

Quando a concentração dos minerais na urina é muito alta, eles interagem entre si, criando moléculas que podem ser estáveis e formarem cristais na bexiga. Estes cristais podem aumentare formar cálculos urinários claramente visíveis. O mais comum nos gatos são os de estruvite(composto por fosfato de amónio e magnésio) e de oxalato de cálcio (formado por oxalato e cálcio).

Oscálculos urinários, juntamente com a cistite idiopática, são os problemas urinários mais comuns em gatos. A existência de cálculos na bexiga pode manifestar-se através da dificuldade e dor ao urinar, sangue na urina e micções pequenas e fora da caixa de areia, podendo mesmo ocorrer a obstrução parcial ou total da uretra.

A alimentação pode influenciar a composição e concentração da urina, sendo que o melhoramento da saúde urinária pode ser feito através da alimentação. É nesta base que todos os alimentos para gato da Royal Canin são concebidos. Contudo, alguns prestam especial atenção a este tema e são formulados para ajudar a prevenir os cálculos urinários em gatos saudáveis, tais como o Urinary Care e o Urinay Care Wet. Outros vão ainda mais longe e têm um efeito preventivo em gatos com risco de sofrer deste problema, como o Neutered Young Male, o Neutered Young Female e Neutered Satiety Balance, Neutered Adult Maintenance e o Neutered Weight Balance.

Por fim, existem ainda dietas cuja utilização deve ser feita apenas com prescrição veterinária. É o caso do Urinary S/O (que inclui igualmente duas versões húmidasUrinary S/O High Dilution e Urinary S/O Moderate Calorie, Urinary S/O Moderate Calorie Wet, que têm um papel essencial no tratamento de cálculos urinários.

Seja como for, como é habitual insistimos que, perante qualquer dúvida, devemos sempre consultar o veterinário. O que está em jogo é a saúde do nosso gato.