A obesidade

ymmymi

Estima-se que cerca de 20% dos cães que visitam o veterinário são obesos e, normalmente, não é esta a razão da visita, pelo que é seguro afirmar que esta percentagem seja superior.

Em geral, a obesidade é causada pela ingestão de energia em quantidades superiores às necessárias e consiste na acumulação excessiva de gordura corporal, que resulta num excesso de peso superior a 15-20% do peso ideal.

Geralmente a obesidade está associada à alimentação em excesso e à falta de exercício, mas também devem-se considerar outros fatores, tais como alterações endócrinas (hipotiroidismo, hiperadrenocorticismo, diabetes mellitus, etc.), perturbações comportamentais (ansiedade, depressão, falta de controlo da saciedade, etc.) a farmacoterapia (glucocorticóides, progestativos) e a genética (hereditariedade, raças).

Em qualquer dos casos, é muito importante adaptar o alimento às necessidades do cão em todas as fases da sua vida e às suas circunstâncias.

Fatores predisponentes

É importante considerar alguns fatores que levam à obesidade. Nos cães, os mais importantes são a raça, a idade, o sexo, a esterilização e a falta de exercício, para além da influência do dono.

Com a idade aumenta o risco de obesidade e, por sexos, as fêmeas demonstram uma tendência maior.

Existem certas raças de cães mais suscetíveis de sofrer de obesidade do que outras. Alguns exemplos são o Labrador Retriever, o Beagle, o Basset Hound, o Cairn Terrier e o Cavalier King Charles. As predisposições raciais estão ligadas a fatores genéticos e, especialmente, à relação entre a gordura e o músculo.

Como a esterilização duplica o risco de obesidade no cão, o alimento deve ser imediatamente mudado, após a intervenção, para um especialmente concebido para a ajudar a evitar o aumento do peso.

O dono é um fator externo muito importante que influencia na falta de exercício, no fornecimento “extra” de guloseimas, na escolha de um alimento demasiado calórico e, muitas vezes, na gestão inadequada da alimentação devido à tendência excessiva de humanizar o seu cão.