Preparar a chegada do cachorro

Quando um cachorro chega a casa, devem ser levados em conta diferentes aspetos importantes que têm de ser preparados nos dias anteriores à sua chegada.

Desde a alimentação, água ou brinquedos, até saber qual o veterinário a quem pediremos ajuda para essa primeira avaliação, passando por preparar a nossa casa para ser um ambiente seguro para o nosso novo cachorro.

SEGURANÇA EM CASA

Interior
Precisa de ter certeza de que a sua casa é completamente segura para o seu cachorro. Basta colocar-se à altura do seu cachorro para poder avaliar com facilidade se existe algum cabo de eletricidade que o seu cão possa morder. Certifique-se de que não há possibilidade de o seu cachorro ficar preso ou cair para algum sítio. Verifique as janelas, varandas e escadas. Se desde o início inspecionar a sua casa a partir do ponto de vista do seu cachorro, poderá evitar muitos desgostos mais tarde.

Exterior
Vai permitir que o seu cachorro passe muito tempo fora de casa sem qualquer supervisão? Examine o seu jardim. Certifique-se de que não há buracos na cerca, através dos quais o seu cachorro possa escapar. Além disso, há fertilizantes, herbicidas e inseticidas ao alcance do cachorro? Há plantas tóxicas? Consulte o seu veterinário, que lhe irá fornecer uma lista exaustiva das substâncias tóxicas que deve manter longe do seu novo amigo.

Além disso

  • Marque uma consulta para o veterinário, logo que o seu cachorro chegue a casa
  • Tenha à mão os números de urgência da clínica veterinária
  • Dentro ou fora de casa, cuidado com os perigos!

ESCOLHA DO VETERINÁRIO

Uma vez que o cachorro deve passar por uma avaliação completa, recomenda-se que selecione um veterinário antes do cachorro chegar a casa. Caso não conheça nenhum veterinário, sem dúvida, os amigos ou familiares que tenham animais de estimação podem recomendar-lhe algum.

COMEDOURO E BEBEDOURO

Os recipientes de aço inoxidável são duradouros e não oxidam, nem se partem ou lascam. Os cachorros aos quais estão a nascer os dentes, mastigam tudo o que está ao seu alcance, o que pode ser um problema se forem utilizados recipientes de plástico. Além disso, o aço inoxidável é mais higiénico do que o plástico. Decida, antes da sua chegada, onde o seu cachorro irá comer.

ZONA DE DORMIR

O cachorro também precisa de uma cama confortável e uma zona tranquila de descanso.

Se tiver o seu próprio espaço, o cachorro vai acostumar-se rapidamente à sua nova casa, irá sentir-se seguro e poderá ir lá para proteger-se e dormir.

COLEIRA E TRELA

Embora nos primeiros dias, provavelmente, não saia além do seu jardim, tanto a coleira como a trela são dois elementos essenciais aos quais o seu cachorro deverá acostumar-se.

Certifique-se de que o seu cachorro traz sempre coleira, com a sua placa de identificação correspondente, e de que está suficiente ajustada para que o cão não se solte.

PENTEAR E ESCOVAR

Ao ser escovado, o cachorro vai acostumar-se a lidar com as pessoas.

BRINQUEDOS

Os brinquedos de borracha são praticamente indestrutíveis e podem durar muitos anos. Escolha brinquedos mais pequenos para cachorros mais pequenos (que serão úteis durante a dentição), e maiores para cachorros maiores. Certifique-se de que todos os brinquedos são seguros e adaptados a eles!