História e Identidade

A Royal Canin foi fundada em 1967 em Aimargues, uma pequena localidade no sul da França, pelo veterinário Jean Cathary, com o objetivo de produzir alimentos para cães com alergias alimentares.

No início, a marca decidiu focar o seu desenvolvimento nos alimentos secos e na assistência direta aos criadores. No entanto, a Royal Canin tem vindo gradualmente a trabalhar no desenvolvimento do conceito Nutrição Saúde, pelo que, ao utilizar a melhor tecnologia no fabrico e os últimos avanços em nutrição veterinária, têm sido formulados novos alimentos para gatos e cães. Por isso, a Royal Canin comercializa atualmente várias gamas de produtos à medida, secos e húmidos, que satisfazem as necessidades nutricionais de gatos e cães, tendo em atenção a sua idade, raça, tamanho, estilo de vida, condição ou a patologia que possam sofrer.

Desde julho de 2002 que a Royal Canin pertence ao Grupo Mars Inc., que lhe permite beneficiar de estruturas de desenvolvimento adicionais, mantendo, contudo, o respeito total pela sua identidade.

Apresentamos aqui alguns destaques da história cronológica da empresa.

1967: elaboração do primeiro alimento da Royal Canin

O veterinário Jean Cathary fabricou o primeiro produto da Royal Canin com a intenção de ajudar pastores alemães que sofriam de alergias alimentares. Foi em 1967, em Gallargues, uma pequena localidade no sul da França.

Desde então que a Royal Canin tornou o gato e o cão nos protagonistas do seu trabalho diário, utilizando nutrientes de alta qualidade e perfeitamente equilibrados para satisfazer as necessidades destes animais de estimação e aumentar a sua qualidade e esperança de vida.

1967: Primer alimento Royal Canin

1968: nasce a empresa Royal Canin

Primeiras colaborações com criadores, veterinários e especialistas caninos, como a base para identificar necessidades específicas nos cães.

Colaboração com as autoridades francesas na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

1968: Nace Royal Canin como Compañía

1970: primeira gama completa de alimentos para cães e cachorros

Lançamento da primeira gama completa de alimentos para cães.

1970: Primera gama completa de alimentos para perros y cachorros

1972: é construída a primeira fábrica em Aimargues (França)

À esquerda, o aspeto da primeira fábrica de Aimargues. À direita, aspeto atual do centro de produção da Royal Canin na Europa.
1972: Se crea la primera fábrica de producción en Aimargues (Francia)

1980: surgimento das gamas AGR e Selection. É lançada a primeira gama ``cinotécnica``

O respeito pelos animais torna-se no selo da marca, pois o objetivo da Royal Canin é satisfazer as necessidades nutricionais específicas dos animais de estimação.

Surge a gama AGR, o primeiro alimento específico para cachorros de raças grandes, formulado pelo doutor Cloche, especialista em problemas osteoarticulares e na raça Pastor Alemão. A AGR tornou-se num produto único no mercado durante 17 anos, sendo o primeiro alimento a ter em conta tanto o tamanho, como a idade do cão.

Surge a gama Selection, uma gama completa de alimentos secos, em forma de croquete, para cães.

1980: Nace AGRY Selection y se lanza la primera gama

1990: lançamento do primeiro programa nutricional premium para cães: RCCI

A gama Royal Canin Cinotechnique Internacional (RCCI) é o primeiro programa nutricional completo para cães, distribuído através do circuito especializado (lojas especializadas e clínicas veterinárias). Entre os seus produtos está incluído o PR27, concebido especialmente para raças pequenas.
1990: Lanzamiento del primer programa nutricinal premium para perros: RCCI

1994: lançamento da RCFI, a primeira gama de alimentos secos premium para gatos

Pela primeira vez, os gatos dispõem de cinco alimentos que têm em atenção necessidades diferentes: gatinhos, obesidade, pele e pelo, sensibilidade digestiva e cuidados.

1994 : Lanzamiento de RCFI, primera gama de alimento seco premium para gatos

1997: duas novidades mundiais: RCCI Size (cães) e RCFI (gatos)

Surge o RCCI Size, o primeiro programa nutricional do mundo para cães que tem em atenção a idade, o nível de atividade e, sobretudo, o peso/tamanho dos vários cães e raças caninas. Três anos mais tarde, este tipo de especificação é adotado por uma boa parte das marcas de alimentos para cães.

Novos produtos completam a linha Royal Canin Felinotechnique Internacional (RCFI),com uma fórmula adaptada em função da idade e do estado fisiológico do gato, o que torna a gama numa referência na alimentação felina.
1997: Dos novedades mundiales: RCCI Size (Perros) y RCFI (Gatos)

1998: lançamento da gama Vet Cat Neutered

Surge o Vet Cat Neutered, primeiro programa nutricional do mundo para gatos esterilizados, de acordo com o seu sexo, exclusivo para o canal veterinário.

1998: Lanzamiento VET CAT NEUTERED y Creación de la enciclopedia del perro

1999: lançamento das gamas Persian 30, Starter e Vet Size

Lançamento da gama Persian 30, o primeiro alimento adaptado para a fisionomia e as necessidades nutricionais específicas do gato Persa, sendo uma resposta aos comentários dos criadores parceiros sobre as dificuldades desta raça braquicéfala em mastigar. Por isso, possui um croquete patenteado, o Almond 11; com Derm System, concebido para favorecer a beleza da pele e da pelagem, e com Hairball Transit System, um composto que facilita a eliminação do pelo ingerido e da formação de bolas de pelo.

Surge o Starter, o primeiro alimento para o desmame dos cachorros, dirigido aos criadores.

Desenvolvimento do Vet Size, o primeiro programa nutricional para cães pequenos, médios e grandes, exclusivo para o canal veterinário.

1999: Lanzamiento del Persian 30, Starter y la gama Vet Size

2000: gama Size Nutrition, a nutrição adaptada ao tamanho do cão

Size Nutrition, três programas nutricionais, únicos no mundo, (Mini, Medium e Maxi) adaptados às exigências e características fisiológicas dos cães de porte pequeno, médio e grande, tendo em conta a saúde das suas articulações, a idade e o risco de obesidade, entre outros.
2000: Gama Size Nutrition, la nutrición adaptada al tamaño del perro

2001: Lançamento dos produtos Indoor 27 e Hypoallergenic

Tendo em conta as necessidades dos gatos que vivem exclusivamente dentro de casa, a Royal Canin lança o Indoor 27, criado para cuidar do pelo do gato, evitar a obesidade e controlar os cálculos urinários.

No campo da dermatologia, a Royal Canin torna-se na primeira empresa de alimentação para gatos e cães a lançar uma dieta hipoalergénica, à base de proteínas hidrolisadas (Hypoallergenic), na Europa.

2001: Lanzamiento de Indoor 27, Giant y V-Diet

2002: Surgimento da gama Mini Yorkshire e Feline Nutrition

O primeiro alimento formulado para uma determinada raça de cães, o Yorkshire Terrier, a partir dos 10 meses. Foram sendo acrescentados a este alimento outros alimentos específicos para raças, pelo que atualmente contamos com mais de 32 produtos adaptados às necessidades nutricionais de 21 raças.

A Royal Canin é adquirida pela Mars Incorporated.

Desenvolvimento da gama Feline Nutrition, uma nova gama completa de alimentos para gatos.

Surge a gama Vet Cat Neutered, a nova geração de gamas nutricionais de prevenção, que tem em conta as especificidades fisiológicas dos gatos esterilizados, existindo a diferenciação entre as fêmeas e os machos. Comercializada exclusivamente no canal veterinário.

Lançamento do Medium Immunity Program, o primeiro programa imunitário para cães de raças de médio porte, que reforça as defesas naturais em cada fase da sua vida.

2002: Nace Mini Yorkshire y la gama Feline Nutrition

2003: A Royal Canin chega a Portugal, ao mesmo tempo em que surgem as gamas Veterinary Diet e Feline Breed Nutrition

A Royal Canin é comercializada em Portugal desde 2003.

Veterinary Diet, uma gama dietética desenvolvida em colaboração com o instituto Waltham, composta por 18 alimentos secos e 17 alimentos húmidos para gatos e cães e que atuam para além da doença, pois acompanham o tratamento principal com a prevenção dos riscos associados, protegendo totalmente o animal.

Surge a gama Feline Breed Nutrition, uma gama de alimentos secos para gatos de raça, com um produto já existente, o Persian 30, e duas novidades, Maine Coon 31 e Siamese 38, especialmente formulados para os gatos das raças Persa, Maine Coon e Siamês.

Novos produtos para cães de raça, Labrador Retriever 30 e German Shepherd 24, formulados à medida para responder às necessidades específicas do Labrador Retriever e do Pastor Alemão.

2003: Nace Veterinary Diet y Feline Breed Nutrition

2004: desenvolvimento da gama Vet Early Care Dog, a primeira gama preventiva para cães

Vet Early Care Dog, a primeira gama de produtos específicos para prevenir determinadas patologias em cães.
2004: Desarrollo de Vet Early Care Dog, primera gama preventiva para perros

2005: lançamento da gama Feline Health Nutrition e vários programas nutricionais para cães

Feline Health Nutrition é uma gama muito completa e inovadora de alimentos para gatos. É constituída por produtos agrupados em cinco secções, segundo a idade, a raça, o estilo de vida (interior ou exterior) ou as especificidades de cada gato.

Mobility Special Large Dog é uma dieta especialmente formulada para ajudar na manutenção da mobilidade das articulações em cães com mais de 25 kg.

Surgem os alimentos Energy Performance 4300 e 4800, que são formulados para cães com necessidades adicionais de energia devido ao seu nível de atividade.

Lançamento de novos produtos para raças caninas: Dachshund 28, Poodle 30 e Shih Tzu 24, alimentos especiais para as raças Baixote, Caniche e Shih Tzu.

Lançamento dos alimentos Mini Beauty e Mini Dental, dois novos produtos para sensibilidades especiais de raças de cães Mini.

Lançamento do alimento HT42d para cadelas grávidas, desde o início do cio até à sexta semana de gestação. Disponível apenas para criadores de cães.

2005: Lanzamiento de la gama Feline Health Nutrition

2006: surge a Vet Early Care Cat, a primeira gama preventiva para gatos

Vet Early Care Cat, uma gama preventiva para gatos que inclui os produtos Skin Male e Skin Female: cuidados especiais da pele para gatos esterilizados, de acordo com o seu sexo.

Criação do alimento Superior Savour, um passo mais além na palatabilidade dos alimentos para gatos da Royal Canin. Os conhecimentos científicos mais avançados ao serviço do paladar exigente dos gatos.

Lançamento dos produtos Chihuahua 28 e Miniature Schnauzer 25, a resposta nutricional mais adaptada a estas raças caninas.

Exclusive Proteins, um alimento inovador, formulado sem proteínas animais, para cães de tamanho Maxi com sensibilidade digestiva e com as variedades Junior, até aos 15 meses e Adult, a partir dos 15 meses.

Lançamento do produto Queen 34, um alimento específico para gatas grávidas, sendo exclusivo para criadores de gatos.

2006: Nace Vet Early Care Cat, primera gama preventiva para gatos

2007: surgem novos produtos especiais para cães e gatos

GATOS

Surge a gama Feline Care Nutrition, com produtos destinados a colmatar certas necessidades específicas dos gatos.

Lançamento do Sterilised 37, um produto formulado para satisfazer as necessidades dos gatos esterilizados, pois evita que o gato ganhe peso e cuida do seu trato urinário.

Surge o Neutered Cat Húmido. É lançado o formato húmido para gatos esterilizados (Male, Female, Mature e Sénior, em embalagens pequenas). Todos os benefícios da gama para gatos esterilizados, destinada a complementarem a alimentação dos gatos com alimento seco e húmido.

Lançamento do alimento Satiety Support Feline, indicado para gatos com obesidade ou que sofram de diabetes mellitus do tipo II.

CÃES

Surgem os alimentos Boxer Junior 30, Bulldog Junior 30, Great Dane 23, Cocker 25 e Golden Retriever 25, que são formulados para colmatar as necessidades dos Boxers e Bulldogs com menos de 15 meses e de cães adultos das raças Dogue Alemão (Grand Danois), Cocker e Golden Retriever.

Surgem os alimentos Neutered & Digest, Neutered & Stone, Neutered & Osteo, que são elaborados à medida para cães esterilizados.

A melhor solução nutricional para prevenir a obesidade, o problema principal dos cães esterilizados, e os riscos associados.

DIETAS ESPECIAIS PARA GATOS E CÃES

Lançamento do alimento Recovery, perfeito para a alimentação assistida. Evita a desnutrição do animal doente e é adequado tanto para gatos, como para cães. Pode ser administrado através de seringa, pois possui uma textura única que não a obstrui.

2007: Nacen nuevos productos especiales para perros y gatos

2008: novos produtos adaptados para gatos e cães

GATOS

Surge o alimento Digestive Comfort 38, uma nova solução nutricional para gatos com sensibilidade digestiva, que os ajuda a conseguir uma melhor digestão.

Lançamento de dois novos produtos para raças felinas: British Shorthair 34 e British Shorthair Kitten, ambos pertencentes à gama Feline Breed Nutrition. A alimentação mais completa e adaptada a esta raça felina.

CÃES

Surgem os alimentos West Highland White Terrier 21, Pug 25, Rottweiler 26, Golden Retriever Junior 29 e Rottweiler Junior 31, específicos para as raças West Highland White Terrier, Pug, Setter, Rottweiler, bem como para cachorros Golden Retriever.

DIETAS ESPECIAIS PARA GATOS E CÃES

Surge o alimento Urinary High Dilution Feline, a solução que é 30 por cento mais rápida na dissolução de cálculos de estruvite em gatos.

É lançado o Urinary U/C Low Purine Canine, a solução nutricional para dissolver os cálculos de urato e cistina em cães. Para além disso, é um apoio ao tratamento para a leishmaniose com medicamentos e uma dieta de manutenção para raças de cães com risco de cálculos metabólicos.

Desenvolvimento do alimento Renal Feline húmido, em embalagens pequenas, com uma palatabilidade melhorada e que garante a ingestão do alimento. A nova embalagem Renal com atum oferece uma nova fonte de proteínas. São os produtos com o menor teor de fósforo do mercado.

Surge o Satiety Feline, um alimento com um formato revolucionário para combater a obesidade felina. Fornece a quantidade exata de alimento para favorecer uma perda de peso gradual, saciando, ao mesmo tempo, o gato para evitar os pedidos de alimento, miados, etc.
2008: Nacen nuevos productos especiales para perros y gatos

2009: lançamento dos primeiros alimentos húmidos para gato e da gama Vet Care Nutrition

Lançamento da gama de alimentos húmidos para gatos Feline Health Nutrition Wet, especialmente concebida para satisfazer as necessidades dos vários tipos de gatos. É composta pelos produtos: Instintive, Oral Mature, Ultra light, Intense Beauty, Kitten Instintive e Babycat Instintive, estes dois últimos para gatinhos. Todos estes alimentos possuem uma textura com bocadinhos de salsa (exceto o Babycat Instintive, que tem uma textura de mousse).

Lançamento de quatro produtos específicos para as raças Dálmata e Bouledogue Francês: Dalmatian Junior 25 (para Dálmatas até aos 15 meses), Dalmatian 22 (para Dálmatas a partir dos 15 meses de idade), French Bulldog Junior 30 (para Bouledogues Franceses com menos de 12 meses de idade) e French Bulldog 26 (para Bouledogues Franceses com mais de 12 meses de idade).

Vet Care Nutrition, uma nova gama completa e exclusiva para clínicas veterinárias, com 17 produtos que reúnem os melhores alimentos fisiológicos e preventivos da Royal Canin. É uma gama fácil de prescrever, satisfazendo as exigências dos veterinários e clientes. Produtos com maior palatabilidade, digestibilidade reforçada e capacidade de saciar, que incluem uma gama completa para cães adultos e cachorros esterilizados.

2009: Lanzamiento de los primeros alimentos húmedos para gato y la gama Vet Care Nutrition

2010: lançamento de novos alimentos para gatos e cães

GATOS

Lançamento dos produtos Birth & Growth, a gama mais completa do mercado e formulada especialmente para satisfazer as necessidades específicas das mães e dos cachorros (mediante a sua idade e porte).

Lançamento de dois novos produtos da gama Feline Health Nutrition Wet, o Digest Sensitive (para gatos com mais de um ano de idade e com uma digestão delicada) e o Instintive in jelly (alimento para gatos com mais de 12 meses de idade e com uma textura nova, com bocadinhos de gelatina, ao gosto de alguns gatos).

CÃES

Surge a gama Dermacomfort, três produtos indicados para cuidar a pele de cães com comichão ou pele irritada (um para cada porte de cão: Mini, Medium e Maxi).

2010: Lanzamiento del primer suplemento nutricional para perros

2011: lançamento de novos alimentos para gatos e cães

GATOS

Lançamento dos alimentos Ageing, novos produtos para gatos com mais de 7 ou 12 anos: quatro alimentos secos, Indoor +7, Sterilised +7 e Ageing +12,e dois alimentos húmidos, Instintive +7 y Ageing +12, todos eles incluídos na gama Feline Health Nutrition e que representam a resposta nutricional mais completa para gatos seniores.

CÃES

Lançamento da primeira gama de alimentos formulados para cães de porte muito pequeno (até 4 kg de peso em adulto), a gama X-Small, com alimentos adaptados à idade de cada cão: X-Small Junior, X-Small Adult, X-Small Mature +8 e X-Small Ageing +12.
Lançamento de alimentos específicos para cães esterilizados, adaptados ao seu tamanho: Sterilised Mini, Sterilised Medium e Sterilised Maxi.

Lançamento de produtos especiais para a raça Cavalier King Charles, o Cavalier King Charles 27, especialmente formulado para as particularidades dos cães desta raça a partir dos 10 meses de idade.
2011: Lanzamiento de la gama para perros muy pequeños Xsmall

2012: lançamento de novos programas nutricionais para gatos e cães

GATOS

Programa nutricional Birth & Growth para gatos, programa preciso e adaptado tanto para a mãe, como para o gatinho em todas as suas etapas de crescimento.

A gama felina Veterinary Care Nutrition Cat é renovada. Uma gama completa que é vendida exclusivamente em clínicas veterinárias.

CÃES

Lançamento de produtos destinados a satisfazer as necessidades dos cães de médio e grande porte nas suas duas fases de maturidade: Medium Adult 7+, Medium Ageing 10+, Maxi Adult 5+ e Maxi Ageing 8+.

Uma nova inovação nutricional para cachorros da raça Pug, o Pug Junior.

Surge a gama Canine Health Nutrition, os primeiros alimentos húmidos específicos para cães de tamanho Mini: Starter Mousse, Junior, Adult Light, Adult Beauty y Mature +8.

Anallergenic, uma resposta única e exclusiva para cães que sofrem reações adversas ao alimento e que são difíceis de tratar.

2012: Programa nutricional para perros maduros

2013: novos produtos para raças felinas e caninas. Novas dietas veterinárias

GATOS

Novo alimento completo e equilibrado para os gatos de raça Bosques da Noruega, a partir dos 12 meses de idade.

CÃES

Surgem três novos produtos para Jack Russell e Beagle: Jack Russell Junior, Jack Russell Adult e Beagle Adult.

Lançamento no mercado da gama Urinary S/O Moderate Calorie Canine, uma nova dieta especialmente formulada para o tratamento nutricional de cálculos urinários de estruvite e oxalato em cães com tendência a ganhar excesso de peso.

A Royal Canin lança duas novas dietas que completam a sua gama de produtos que ajudam a evitar a obesidade e o excesso de peso: Satiety Small Dog e Satiety com textura húmida.
2013: Nuevos productos para las razas Jack Russell y Beagle

2014: novidade mundial para cães e novos alimentos para gatos

GATOS

As dietas renais estendem-se aos alimentos secos, Renal Special e Renal Select, e dois com textura húmida, Renal com carne de vaca e Renal com frango, ambos em embalagens pequenas com bocadinhos de salsa.

Novo alimento Urinary Care, vendido em lojas de animais de estimação, que possui uma fórmula nutricional precisa e equilibrada e que é capaz de ajudar na manutenção da saúde do sistema urinário do gato.

CÃES

Novidade mundial. A nova gama de alimentos que é adaptada às necessidades nutricionais dos cães que vivem em ambientes urbanos, Urban Life. Inclui nove produtos diferentes, que são adaptados ao tamanho e à idade do cão, sendo comercializados em formato seco ou húmido.

As dietas renais para cães são completas com dois novos alimentos secos, Renal Special e Renal Select, e com dois alimentos de textura húmida, um em lata, o Renal Special, e outro em embalagens pequenas, o Renal com bocadinhos de salsa.

2014: Novedad mundial Urban Life, nuevo Renal y Urinary Care

2015: novos produtos húmidos e secos para gatos e cães

GATOS

Em termos de alimentos húmidos para gatos, foram lançados dois novos alimentos, o Urinary Care Wet e o Hairball Care Wet, formulados para cuidar da saúde das articulações e das bolas de pelo, respetivamente.

Adicionou-se igualmente à oferta um novo formato para os alimentos húmidos Kitten Instinctive, Instinctive y Sterilised, uma caixa com seis embalagens pequenas, pois até a essa altura apenas existiam disponíveis caixas com 12 embalagens pequenas.

CÃES

Surgem os alimentos X-Small Sterilised e Mini Exigent, para cães com certas necessidades especiais, como o apetite exigente.

É igualmente lançado o alimento Mobility C2P+ em formato seco e húmido. Um alimento pertencente à gama Veterinary Diet e com um novo complexo nutricional sinérgico, para cuidar da saúde das articulações.

2015

2016: renovação da gama Feline Health Nutrition e lançamento da gama Multifunction

Mudança da imagem da gama Feline Health Nutrition, com o desenho das suas embalagens a ser atualizado de modo a facilitar a identificação dos alimentos que a compõe por parte do consumidor, dando, ao mesmo tempo um aspeto mais atual.

Lançamento da gama Multifunction, para gatos e cães. São alimentos que combinam as características de várias fórmulas num único alimento, o que permite tratar várias doenças com apenas um único alimento.

2016